Palestras, Debates & Outros



Palestra com Amir Haddad (RJ) abre a Temporada Teatral 2012.

Já na sua largada, a Temporada Teatral 2012 conta com presenças ilustres. O evento será lançado no dia 18 de outubro, quinta-feira, no teatro do SESC, e contará com palestra de um dos principais nomes do teatro brasileiro: Amir Haddad, ator e diretor radicado no Rio de Janeiro. Nos anos 50 foi fundador do Teatro Oficina, uma das mais importantes companhias teatrais do Brasil. Haddad fundamentou uma linha de trabalho significativamente pesquisada por essa geração: disposição não convencional da cena; desconstrução da dramaturgia; utilização aberta dos espaços cênicos; e interação entre atores e espectadores.

Pesquisador sobre o Teatro de Rua, Amir Haddad, a partir da década de 1990, aprofunda suas pesquisas fazendo diversas encenações de Cortejos e Autos pelo país, movimentando milhares de pessoas nessas encenações. A capacidade de transitar com a mesma desenvoltura entre produções convencionais e mega espetáculos populares faz de Amir um diretor singular no cenário do teatro brasileiro contemporâneo.

Debates - E no dia 21 de outubro, domingo, uma sequência de debates pretende fomentar a discussão em torno do associativismo e da gestão cultural. Silvestre Ferreira - Joinville, SC e Valéria de Oliveira - Itajaí, SC dividirão com os artistas locais suas experiências e como membros atuantes em duas das mais importantes associações de teatro de Santa Catarina.





Documentário sobre a "Semanada 2010" será lançado durante a Temporada - Novembro de 2010: dois atores locais registram depoimentos de integrantes dos grupos de teatro de Jaraguá do Sul no momento em que estes se apresentavam, em locais espalhados pela cidade, durante um período de sete dias que se chamou de a “1ª Semanada Teatral de Jaraguá do Sul”. O Fundo Municipal de Cultura era uma realidade recente e a iniciativa de reunir os grupos, inédita. Neste contexto encontram-se as falas dos protagonistas desta história, se caracterizando pela justaposição dos discursos individuais num discurso único que nos revela uma amostragem da trajetória, realidade e expectativa do teatreiro jaraguaense.

1ª Semanada Teatral de Jaraguá do Sul - Roteiro e Montagem: Marlon de Toledo - Trilha sonora: Mari Rebelo Entrevistadores: Tiago Novo e Maykon Junkes - Operadores de câmera: Tiago Novo e Taís Urquizar - Produção Executiva: Vivian Gruetzmacher - Realização: Coletivo Alarido Multiarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário